Muitas pessoas têm antiguidades valiosas nas suas casas. Quer seja comprado ou herdado, peças com 100 anos ou mais são consideradas antiguidades. Claro, muitas pessoas acham que uma sala de jantar de 1970 é antiga, mas não é. Quando falamos sobre o valor de uma antiguidade, teremos que falar na peça sobre vários aspetos. Eu valorizo muito as coisas que me são transmitidas pelos familiares e dificilmente me separo da maioria delas, se o valor sentimental for muito grande.

Existem livros e guias de preços que nos podem dar o valor real das peças antigas, no entanto o valor de cada objeto é normalmente determinado pelo dinheiro que as pessoas estão dispostas a pagar por ele e os leilões são a prova disso. O valor também pode depender de país para país, se é uma peça rara ou comum, o estado em que se encontra, se há comprador para ela, etc.Se tem antiguidades e quer vendê-las a um revendedor, lembre-se de que o revendedor precisará obter lucro. Se decidir vender uma antiguidade ou colecionável na internet, informe-se primeiro sobre como vender, onde vender e quanto vale.

Trate adequadamente das suas antiguidades. Mantenha-os fora de perigo. Uma peça de louça com uma falha valerá muito menos.
Não tente restaurar um móvel antigo ou colar um prato se não tiver conhecimentos de restauro. Parte do valor de uma peça antiga é determinada pela sua pátina, as mudanças que ocorrem no processo de envelhecimento. Se remover essa pátina, pode destruir tanto o charme quanto o valor da peça.
Pinturas antigas, fotografias, gravuras e tecidos podem ser destruídos pelas condições de humidade, calor, iluminação e manuseamento.

Só porque algo parece velho, ou alguém pensa que é antigo não significa que seja realmente antigo.
Muitas vezes, peças mais antigas são copiadas e vendidas. Antes de saber o valor de uma peça, deve primeiro identificá-la. Se quiser identificar algo antigo, prepare-se para fazer alguma pesquisa. Se gosta de antiguidades, este processo pode ser muito divertido, pois há muito para aprender.
Procure marcas do fabricante da peça. Louça, por exemplo, deve ter uma marca no fundo da peça. Procure essa marca para facilitar a sua pesquisa. Muitos produtos têm marcas que mudam um pouco ao longo dos anos, o que pode ajudá-lo a saber quando a peça foi produzida. Alguns móveis também mostram marcas de identificação.

Certo tipo de antiguidades mantêm o seu valor mesmo em tempos económicos difíceis. Metais, como estátuas de bronze, talheres ou outros podem valer uma boa quantia de dinheiro. Claro que a prata valerá muito mais.
Só porque um objeto é bonito não significa que ele seja valioso. Por outro lado uma peça sem graça nenhuma poderá ter um valor incalculável, principalmente se for peça de coleção.
A popularidade de várias peças, varia também ao longo do tempo. Tendências de design mudam a procura por antiguidades. Isso significa que móveis vitorianos, louças e peças decorativas podem ser mais baratas, agora, do que há vinte anos. As tendências modernas favorecem os estilos com linhas simples e formas simples em móveis, louças, decoração e cerâmica.

No caso de uma antiguidade muito valiosa, arte significativa ou uma antiguidade histórica, deve saber a sua proveniência. Se quiser vender a peça como um artefacto importante, terá que reunir recibos, cartas e outros documentos que foram entregues junto com essa peça ou pedir uma avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *